terça-feira, 1 de setembro de 2009

Parabéns, amiga!

Texto pra minha melhor amiga. Aniversário de 18 anos! *-*

Toca o telefone. Quem será? Ah, é a Jéssica. Agora já era. Seriam horas e horas falando. Será que poderia medir todas as horas passadas com você no telefone? Eu não consigo mas com certeza a Oi conseguiu e nossas contas telefônicas sempre vinham com pulsos a mais. Fazer o que né!
Desde os primeiros passos. As primeiras palavras rabiscadas no papel. Nossas letras grandes e redondas, nossos corações crescendo e se convergindo. Sempre houve uma afinidade. Pique-esconde, amarelinha e pula corda. Corram todos. Eu sempre era o mais lerdo.
Depois a fase da depressão. Isso mesmo. A grande transição entre a infância e a adolescência. Mas que coisa terrível! Já ouvi várias vezes a insanidade de que adolescência é a melhor fase da vida. Discordo. A melhor fase da vida é a que vivemos. É o presente. É a melhor porque nós estamos a moldando. Com nossas escolhas damos o tom e as colorações, usando tinta que não se pode remover. Voltamos, tentamos apagar o que é inapagável. Mas de que vale apagar? De que valeria remover as tristezas? Se é nelas que crescemos. É nas crises que somos forjados, tenho certeza. E qual não será maior crise do que crescer?
Depois vieram as flores. Com alguns espinhos, de certo, mas de um esplendido amarelo. Um amarelo vivo e eficaz. O primeiro beijo. Os choros pelas paixonites de menina. As brincadeiras. As palhaçadas dos amigos, minha gargalhada fatal, laços que nunca serão quebrados, pessoas que nunca serão esquecidas. E é claro não poderíamos deixar de mencionar as incríveis obras teatrais. É. Isso mesmo. Esse agora que vos fala já foi escritor de peças. E a menina de que discorro aqui minha atriz preferida. A única capaz de interpretar papéis como de uma maluca caipira, Mari mar e uma testemunha ocular de um crime (que era doida também). Acho que tantos papéis bizarros e loucos se devem a capacidade criativa da minha menina. Ah, esqueci de mencionar. Já me apropriei dela. Acho que depois de passadas cerca de 316 palavras já posso chamá-la assim. Minha menina. Enfim, a minha menina teimosa demais, sonhadora de menos. Aprendi com você a colocar os pés no chão. E tento sempre, ainda que com pouco êxito, te ensinar a voar. A observar o céu azul, o vento no rosto e contemplar os raios do sol nascente da nossa trajetória.
Quanta teimosia hein! Quantas trapalhadas! A menina que conquista o motorista, o trocador e o despachante [interna]. As longas viagens. O colégio que mudou por completo o nosso caminho. Não gosto de exaltar instituições, mas seria um erro não mencionar o papel do Pedro II nas nossas vidas. Não como “autarquia do ministério da educação”, mas sim pelas pessoas. Cada professor, cada colega, cada aprendizado. Mais que matemática e português, aprender a subtrair os erros e que amar é um verbo intransitivo. Isso sim. Amar. Apenas amar.
Minhas palavras inexatas, esses rabiscos feitos com tinta e amor são acima de tudo um agradecimento. Obrigado por estar comigo. Obrigado por me apoiar. Obrigado por fazer parte da minha vida. Essa vida tão confusa, tão incerta. Nas nossas incertezas nos complementamos.
Acredito que nada que vivemos foi acaso. Tudo já estava planejado e hoje posso dizer que se voltasse atrás viveria tudo outra vez, porque estou certo que passamos juntos os piores e os melhores momentos. Minha amiga, minha irmã, pra sempre comigo. Você já é uma marca na minha vida e não sei se agüentaria uma abstinência prolongada de você.
Só me resta dizer uma coisa: Te amo! Não o amor dos apaixonados, não o amor das loucuras, também não aquele amor são. O único amor que você considera verdadeiro. O amor dos amigos. O amor dos cúmplices. Te amo, amiga!
Parece que a já é hora de desligar o telefone. Minha mãe me gritou e você tem que ajudar o Rafael com o dever de casa. Desejo que você não cresça, mas cada vez mais seja a menina. A minha menina. Beijos pra ela.

João Victor
Seu amigo n° 1!

2 comentarios:

ϟ єгเςку L๏๏pєs ϟ disse...

Voltando aS CORES... amarelas verdes e brancas.. cor maduras fortes Brasileiras Felicidades a ela e Inteligencia a ti!

ϟ єгเςку L๏๏pєs ϟ disse...

Venho lhe convidar.. a conhcer meus novos post e comenta-los rsrs! Kiz!